Como criar um pendrive de instalação do OSX Mavericks

mavericks+pendrive.jpg

Com o advento da Mac App Store, os super drives do Macs estão ficando cada mais obsoletos. Tanto que os modelos mais atuais de Macs, tanto desktops quanto mcabooks, sequer possuem tal acessório. E desde a versão 10.7(Lion) de seu sistema operacional a Apple somente o disponibiliza na forma de uma atualização a partir da Mac App Store.

Mas se você precisar executar a instalação em mais de uma Mac este processo pode demorar muito. Ou pior, se você precisar instalar o Mevericks em um Mac que não possua a loja(versões anteriores a 10.6) não vai conseguir.

Para resolver esta situação basta criar um pendrive de instalação do OSX Mavericks. E para isto há duas formas de fazê-lo, uma que exige a execussão de comandos no terminal e outra através de um app de terceiro.

Para ambas as soluções será necessário um pendrive de 8GB ou mais, e que possa ser formatado.

1) Primeira solução: Executar comandos no terminal

O instalador do OSX Mavericks trás consigo um utilitário escondido que torna possível a criação de um pendrive de instalação.

Os passos são os seguintes:

1 Baixe a imagem de instalação do Mavericks a partir da Mac App Store. Mas atenção, apenas baixe a imagem, não execute o instalador.

2. Pelo Utilítário de Disco do Mac formate seu pendrive com o formato Mac OS Expandido (Reg. Cronologicamente), como ilustrado na imagem abaixo: formatar

3. Supondo que o instalador esteja em /Applications, execute o comando abaixo:

sudo “/Applications/Install OS X Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia” –volume /Volumes/Mavericks –applicationpath “/Applications/Install OS X Mavericks.app/” –nointeraction

É tudo em uma linha, e cuidado com as aspas, espaços e duplos-hífens! Basta copiar e colar no terminal.

O processo é um pouco demorado, provavelmente demore mais de meia hora.

2) Segunda solução: Instalar um App de terceiro

A segunda opção, que eu acho bem mais cômoda, é a instalação de um app de terceiro para fazer o trabalho sujo. Trata-se do DiskMaker X, que pode ser baixado neste site, ou diretamente pelo link.

A instalação do utilitário é bem simples, é um arquivo .DMG como qualquer outro.

Supondo que o DiskMaker X esteja instalado, siga os passos abaixo:

1 Baixe a imagem de instalação do Mavericks a partir da Mac App Store(se você já não tiver baixado). Mas atenção, apenas baixe a imagem, não execute o instalador.

2. Após ter baixado a imagem, abra o DiskMaker X. Aparecerá uma tela como esta:

DiskMakerX

Selecione a opção Mavericks (10.9).

Supondo que a imagem de instalação esteja em /Applications, então o pendrive de instalação começará a ser gerado imediatamente. Caso a imagem esteja em outra pasta, uma nova tela aparecerá solicitando que o caminho para o instalador seja informado.

Executando a instalação

Seja qual for a forma escolhida para gerar o pendrive de instalação, em ambos os casos você deve espetá-lo ao Mac e dar boot nele segurando a tecla option pressionada.

Ao fazer isto, uma tela como esta abaixo irá aparecer:

DiskMakerX

Selecione a opção de instalação do Mavericks para que o instalador seja carregado.

Até mais!

  • Categorias:
  • mac